Trabalhar em Rádio

Você conhece alguém que ficou rico trabalhando no rádio? Eu não conheci ninguém. Mas em compensação conheci uma infinidade de colegas que acordavam e iam dormir felizes pelo simples prazer de trabalhar no rádio.
Muitos largaram a profissão em busca de horizontes mais compensadores,nfinanceiramente, mas será que são
felizes? Será que eles sorriem como nós sorrimos nos estúdios, centrais técnicas e corredores?

A querida Adriana Hercowitz me envia um texto maravilhoso, sobre o que é trabalhar em rádio:
“Não verás teus filhos crescerem”, diz um dos mandamentos. Para conviver mais com os meus, eu os levava ainda crianças para trabalhar comigo e hoje tanto a Verônica quanto o Bruno são radialistas.

“Não poderás adoecer, diz outro mandamento. Graças a isso, conto nos dedos as vezes em que,
nos meus 40 anos de rádio, faltei ao trabalho.

“Não terás vida social, familiar,sentimental, folga, fim de semana ou feriadão.” Graças a isso, fico rindo do pessoal que passa horas engarrafado nas estradas.

“Exibirás olheiras como um troféu”. Sérgio Cabral também tem olheira e o filho dele hoje é governador.

Diz ainda o texto que “Dormir será considerado folga, portanto terás que dormir pouco”. Ótimo, porque assim podemos aproveitar melhor o tempo.

“Terás cabelos brancos logo”. Cid Moreira, Bill Clinton, Clovis Monteiro, Roberto Dinamite, Francisco Cuoco e muitos outros, tem cabelos brancos e são muito felizes.

“Mal termina um programa, já recomeça tudo do zero”, diz outro mandamento… Bom, nesse caso ai…nesse caso… Isso é fogo mesmo. A gente tem sempre a impressão de que está com tudo atrasado… Mas chamar o que fazemos de “trabalho” é um pouco exagerado.

É, na verdade, uma grande alegria.

Por Maurício Menezes
Texto Edição Rádio em Revista 4 – (dez/2012)

COMMENTS

  • EVERTON DE SOUZA BARROS PLACIDO

    gostei muito do texto acima, desde criança sempre amei rádio hj tenho 28 anos e sei que nunca é tarde para começar seguir atrás dos seus sonhos, vou começar o curso de locução profissional na escola de rádio do Drt no momento estou a procura de novos amigos que me ajude com idéias nessa área que eu amo que é rádio meu zap 21971549487

  • Emerson

    para ser radialista você necessita de qual faculdade jornalismo ou radio e tv ?

    • RR

      Oi Emerson, para ser radialista você tem que ter o registro profissional de rádio no curso técnico (a Escola de Rádio oferece), ou fazer faculdade de rádio e tv. No caso de rádios que são basicamente jornalísticas, conhecidas como “all news” é obrigatório a Faculdade de Jornalismo.

  • Geovani Correia

    Adorei o texto, acho que retrata com muita clareza a vida e o cotidiano da profissão, e apesar de ler esse texto e saber que a posição financeira do radialista não é considerada tão boa assim, mais mesmo com tudo isso continuo gostando e querendo seguir essa profissão que é tão gratificante pra quem a realiza. Tive uma breve experiência já nesta área, pouco tempo mais que me serviu para ver que é esse o meu futuro (é o que tudo indica), e que é esta a minha futura profissão, se Deus permitir um dia espero chegar lá, estou cursando o primeiro ano de jornalismo e gostando bastante por enquanto dos conteúdos estudados e espero que siga assim até o final do mesmo. Bom para quem ler e se identificar com meu comentário, desejo muito boa sorte a você e siga em frente em busca do seu sonho por mais difícil que ele pareça, eu estou em busca do meu, e com fé em Deus chegarei lá, abraços valeu galera obrigado.

Leave a Comment