Gilberto Lima


Mineiro de Varginha, começou bem cedo sua carreira ao lado do Padre Honório na Rádio Clube de Varginha. A Paróquia apresentava o programa Petizada Alegre e Gilberto virou o locutor oficial nos domingos pela manhã.
Além da apresentação do programa, fazia a locução de vários comerciais dos patrocinadores: Palácio do Lar, Café Dubom, Pastifício Santa Maria e Macarrão Cristal.
Gilberto Lima deixou sua cidade natal no começo dos anos 1960 e foi contratado pela Rádio Piratininga. Nessa época que se aventurou a cantar, fazendo relativo sucesso, mas desistiu da carreira de cantor, pois o seu negócio era trabalhar com locução.

Não passou muito tempo e Gilberto conheceu um outro jovem que despontava e crescia assustadoramente por causa da imensa facilidade na comunicação, Silvio Santos.

Uma parceria que durou muitos anos.
Gilberto Lima possuía uma das mais belas vozes do Rádio brasileiro e quando chegou ao Rio de Janeiro, a oportunidade foi na Rádio Mauá, por onde também passaram alguns importantes nomes do dial carioca na época.

Foi também com a presença do amigo Gilberto, que Silvio Santos voltou ao Rádio do Rio de Janeiro, com o seu programa patrocinado pelo BAÚ DA FELICIDADE. Desta vez pela Rádio Nacional Am 1.130, onde ele organizava tudo para Silvio. O sucesso foi extraordinário!

Nesta época, meados dos anos 1970, a grande emissora carioca e uma das maiores da América Latina, era sem dúvida a Globo 1220. A Nacional já não era neste tempo a grande Rádio que fora nos anos 1950 e 60, mas se mantinha pela tradição e alguns bons profissionais, enquanto a Rádio Globo, dirigida por Mário Luiz tinha uma verdadeira seleção, com Adelzon Alves, Luciano Alves, Paulo Moreno, Paulo Giovanne, Valdir Vieira, Roberto Figueiredo, Carlos Bianchini e Haroldo de Andrade no auge e um time de noticiaristas dos melhores.
Trabalhar no SGR era realização para qualquer profissional e a oportunidade surgiu em 1977. Um amigo de Gilberto, avisou-o:
-Ô Gilberto o Mário Luiz te ligou, lá da Globo.
Gilberto pensou que fosse brincadeira e não deu muita bola, mas depois percebeu que o assunto era sério. Ligou e acertou tudo com Mário Luiz.

Tuninho, José Roberto Jardim, Gilberto Lima e Líbano Duarte
Tuninho, José Roberto Jardim, Gilberto Lima e Líbano Duarte

Com a morte de Paulo Moreno, um locutor de muito prestígio que fazia o programa as 07:30 da manhã, Paulo Giovanne ocupou o horário e Waldir Vieira do Show da Noite ganhara o programa da tarde e se tornaria um ícone nos anos seguintes.
Mário Luiz então contratou Gilberto Lima e lhe ofereceu, um programa que já havia sido apresentado por Waldir Vieira, Roberto Figueiredo, Áureo Ameno e outros.
Gilberto Lima, sempre valorizava os companheiros da técnica, como o Paizinho, Pato Preto, Cafuringa e outros. O “Show da Noite com Gilberto Lima” começava as 21:05, logo após a edição de “O GLOBO NO AR “ que era geralmente apresentada por Luiz de França e só terminava a 00:00 com “O SEU REDATOR CHEFE”. O produtor do programa, era Boreli Filho, o mesmo que durante muitos anos atuou na famosa Revista do Rádio.

Era realmente um Show da Noite. Um show que tinha como principal atração a participação ao vivo por telefone dos ouvintes.

A partir de 1982, ele passou para o horário das 17h com o Programa Gilberto Lima, que tinha a produção de Gastão Miranda. O programa, que à partir das 18h, se dedicava à orações e correntes de pensamento positivo, conseguiu o feito de pela primeira vez bater em audiência da Ave Maria da Rádio Tupi, que ia ao ar no mesmo horário há quase 30 anos.

A interpretação de textos e a habilidade de Gilberto Lima era simplesmente espetacular e por isso foi convidado para ser a voz padrão do Fantástico (de 1978 a 1983).
Ouça aqui Gilberto Lima no ar em 1982 na Rádio Globo (edição Ruy Jobim)

Em 17 de agosto de 1983, faleceu prematuramente (sofreu uma parada cardíaca), aos 41 anos, deixando 3 filhos: Mauricio (DJ Saddam), Alessandra e Raphael.

Fonte: Pesquisa no Google.

COMMENTS

  • Gilberto Lima! Que comunicador fantástico, uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro.-Lembro dele na Rádio Globo, no Show da Noite, onde comandava a grande audiência do rádio, com aquele pique e alto astral que só a Rádio Globo colocava no ar.-Final dos anos setenta, começo dos anos oitenta, a Globo tinha um timaço, nós ouvintes, ligávamos o rádio cedo, e dormínhamos com o aparelho ligado, aí de madrugada você ouvia o Adelzon Alves, depois o Luciano aí vinha o Paulo Giovane….Que tempos, ficamos só com a saudade, e que bom podermos sentir saudades de pessoas tão queridas, que muito nos ensinaram através de seus trabalhos.-

  • Grande garoto, foi na Radio Piratininga SP,onde frequentavamos os programas da mesma, e juntamente com a patota da epoca, ali participavamos de seu programa, que era na R 24 de maio,210,na parte da tarde. Grande locutor que realmente nos deixou saudades;

  • Bueno

    Grande garoto, pois frequentava os programas da Radio Piratininga SP nos anos 60 e dentre os programas de Carlos Vidal,Wilson Brasil,FERREIRA MARTINS,o seu vinha na parte da tarde, nao me recordo se B OA TARDE BROTOS ,ou algo por aí, mas era um programa legal, e tinha um pequeno auditorio, Saudades nos deixou o grande GILBERTO LIMA.

  • Marinho Kudse

    Gilberto Lima apresentava o melhor programa junto ao da jovem guarda éra o NS Show

  • gerson

    Gilberto gravou uma música chamada “Descobrí uma coisa”,Alguém tem o áudio?

  • Marta Mendes

    Emoção ao relembrar esta personalidade do rádio brasileiro… da sua canção “Vai ser bom” que me encantou na infância… da tv Excelsior… e saber mais da sua personalidade e de como era querido. Pra mim Gilberto Lima era aquela voz e aquele lindo sorriso aberto!!!

  • GILBERTO LIMA ERA E FOI UM GRANDE RADIALISTA DA RÁDIO GLOBO RJ.
    ESCUTEI O PROGRAMA DELE DURANTE MINHA INFÂNCIA EU BAIXEI OS PROGRAMAS DELE PELO 4SHARED FOI OTIMO.ELE ESTÁ NO LUGAR MELHOR. QUE DEUS O TENHA.

  • vicente santanna

    Boa noite, queridos amados Varginhenses!….
    Lamentavelmente vocês não terem lembranças boas como essa, de um grande e importante contribuinte na comunicação brasileira, oriundo este de nossa ” terrinha natal”, que pouco tem a dizer de grandes estrelas, como acima mencionada, mas para lembrar de corruptos e devastadores cidadãos, a mente sempre vem à tona… que pena! Nota-se a desigualdade de pensamentos rico!!!!!!
    Fica para mim e para aqueles que valorizam talentos, como nosso grande comunicador GILBERTO LIMA, a lembrança de uma luz que jamais se apagará!

  • Conheci o Gilberto Lima falando que era meu fã quando residia em Varginha. Ele ouvia a Radio Nacional e o programa Ritmos para a Juventude, do qual era fã. Sua mãel fazia questão de falar para mim que ele queria vir para São Paulo e me conhecer pessoalmente. Ao lado dele naquele momento, sentia que ele ficava emocionado. Depois ele trabalhou na Radio Piratininga e ai nossa amizade cresceu. Quando ele foi para o Rio de Janeiro, nunca mais tivemos contato pessoal, mas o ouvia pelo Fantástico. Tenho algumas gravações dele, fazendo orações na Radio Globo. Tenho também no meu acervo, uma gravação do Haroldo de Andrade, anunciando seu passamento. Tudo faz parte da história. A vida é curta demais e ele foi embora muito cedo. Mas o destino prepara essas coisas para todos nós viventes.

  • Silvio Martins

    Meu eterno padrinho artistico, que Deus o tenha em um lugar repleto de paz e amor. Nos aqui deste plano sentimos e ainda sentiremos muitas saudades suas pois se o mundo fosse tivesse apenas Gilnertos Lima ele com certesa seria maravilhoso. Ate breve pois espero encontra-lo um dia para lhe dar um forte abraco. Seu eterno fa Silvio Martins.

  • Irineu de Freitas Martins

    Eu o conheci quando criança, assistia seu programa na TV Excelsior canal 9, em São Paulo, o programa se chamava NS Show com Gilberto Lima. Aliás, foi lá que meu irmão Silvio Martins, pisou pela primeira vez como cantor, e teve como seu padrinho artístico o cantor Sérgio Reis. A maneira como o Gilberto Lima tratava seus convidados, especialmente meu irmão que tinha apenas 9 ou 10 anos de idade, era emocionante. Deve ter sido uma ótima pessoa, que os bons espíritos esteja sempre com ele. Obrigado Gilberto.

  • César de Castro

    Muito justa a homenagem ao Gilberto Lima. Recordo-me, ainda garoto de ouvi-lo na Rádio Nacional do RJ, comandando o seu programa com: A Parada de Ontem – A Parada de Hoje! E quem não se lembra do prefixo do programa:
    Alô Rio meu amor, é gente sorrindo, é gente cantando ao som dessa manhã.
    Alô Rio meu amor de um povo contente de um Sol mais ardente, meu Rio das canções. Alô Rio meu Amor é Gilberto Lima frufruru. É Gilberto Lima frufruru, Alô Rio meu amor. Alô Rio Alô!
    E quando Gilberto se comunicava com os ouvintes pelo telefone da emissora da Praça Mauá, dizia sempre com bom humor: Frufru pra vocês!

  • Nivaldo Marcelo Caires Santos

    “Gilberto Lima, uma das vozes mais lindas que eu já ouví em toda a minha vida, descanse em paz Gilberto”

    Nivaldo Marcelo

  • Aroldo Barros

    GILBERTO LIMA. Um dos maiores comunicadores que o Rádio ja teve. E eu tive a Honra d ser o Operador do Programa dele na Rádio Nacional-RJ Durante muito Tempo. DESCANSE EM PAZ GILBERTO!

  • Mauricio Carneiro Lima ( DJ Saddam )

    Agradeço ao Rádio em Revista por esta bacana homenagem a meu pai. Depois de tanto tempo, é muito bom ver estas lembranças dos amigos, sempre com muito carinho. Viva o Rádio! Viva Gilberto Lima

  • Sensacional, lembranças de um tempo que não volta mais… saudades…

Leave a Comment