Seminário online gratuito dá dicas de ferramentas digitais

O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) promove um seminário online e gratuito nesta quinta-feira (20) com o objetivo de mostrar a jornalistas quais ferramentas digitais fáceis de usar podem melhorar o engajamento e a narrativa por meio de melhor visualização de dados e conteúdo interativo. As ferramentas que serão apresentadas estão disponíveis gratuitamente e não precisam de habilidades avançadas.
Crédito:Reprodução

O webinário será transmitido às 10 horas, horário de Nova York (11 horas, horário de Brasília), e pode ser acessado a partir deste link e também com o Facebook Live na página da IJNet (Rede de Jornalistas Internacionais).

Segundo o site do IJNet, o evento será liderado pelo Google Fellow Irshad Daftari e Farah Ghulamwaris Thakur da IndiaSpend, a primeira iniciativa de jornalismo de dados da Índia. Daftari lidera sessões de treinamento em reportagens de parceiros importantes, incluindo o IndiaSpend, ajudando-os a integrar as ferramentas mais recentes em seus fluxos de trabalho e operações diárias.

Entre as ferramentas estão:

– Dotmat, uma ferramenta que organiza os dados para ajudar o público a compreender como componentes individuais (uma pessoa, um dólar, etc) se encaixam no quadro maior (mortes totais ou gastos, por exemplo).

– Fusion Tables, um aplicativo de visualização de dados para coletar, visualizar e compartilhar tabelas de dados.

– Google Maps, que pode ajudar jornalistas a criar e compartilhar mapas online.

– Facebook Live, ferramenta para transmitir conteúdo ao vivo e interagir com espectadores em tempo real.

– Ferramentas para apresentação de matérias de formato longo online.

As inscrições podem ser feitas aqui para quem quiser receber um e-mail de lembrete, bem como links para os slides dos apresentadores e vídeo após o webinário.

Fonte: Portal Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *