Columbia University abre inscrições para curso gratuito de jornalismo investigativo

A Columbia University abriu inscrições para um MOOC sobre “Global Muckraking: Investigative Journalism and Global Media”. As aulas, que são online e gratuitas, começam em 8 de fevereiro.

O curso será ministrado pela diretora da especialização em Tecnologia, Mídia e Comunicações da Columbia, Anya Schiffrin. O termo “Muckraking”, que não tem tradução direta para o português, define a investigação e a exposição de escândalos, desvios de conduta e corrupção, principalmente na política, feita por jornalistas.

As aulas duram cinco semanas e visam ajudar no entendimento de como a conscientização pública pode criar mudanças sociais e políticas, a partir de exemplos de jornalismo investigativo da Ásia, África, América Latina e Europa.

O conteúdo inclui entrevistas com historiadores e jornalistas investigativos, como Steve Coll, Adam Hochschild, Mike Hudson, David Kaplan, Jason Ng, Maria Teresa Ronderos, Joel Simon, Laura Schneider e Omoyoele Sowore.

Há ainda abordagens sobre como jornalistas podem vigiar o governo e as corporações, as pressões do jornalismo investigativo e tendências de inovações jornalísticas, além de um panorama histórico de reportagens que descobriram injustiças desde o século XVI até os dias atuais.

Fonte: Portal Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *