Nair Amorim

Entrevista feita por Julyana Pollo

Carioca nascida no bairro da Gamboa, Zona Portuária do Rio, Nair Amorim Leite, de 78 anos, têm 60 deles dedicados à profissão. Moradora de Botafogo, Nair Amorim é atriz e dubladora conhecida por seus trabalhos em desenhos animados, filmes e séries de TV. Quem não se lembra de Velma Dinkley em Scooby-Doo, Wanda em Os Padrinhos Mágicos, Lisa Simpson no desenho Os Simpsons e da atriz Julie Andrews no filme A Noviça Rebelde… esses são alguns dos muitos trabalhos de Nair Amorim.

Como começou a sua vida profissional?
Olha a minha carreira foi toda por acaso, eu nunca procurei. Tudo começou quando um dia eu tive a oportunidade de ir a um programa de auditório na antiga Rádio Guanabara, convidada por uma amiga de colégio, Maria de Lourdes, irmã da radioatriz Alba Regina, para assistir um programa de auditório animado por Átila Nunes. E justo naquele dia estava sendo realizada a final de um concurso de novos talentos para o radioteatro. Na competição estavam vários casais. Uma moça que formava uma dessas duplas faltou e o apresentador perguntou se alguém da plateia se habilitava ao posto. Numa brincadeira, minha amiga Maria de Lourdes levantou meu braço e nisso eu fui convidada a subir ao palco. Aí eu fui… lá chegando me deram um papel que era pra ser lido e disseram para eu não me preocupar, que era só para o rapaz não ficar sozinho. E aconteceu que eu fui escolhida (risos)… no final do concurso, eu fui a mais votada.

E as oportunidades de trabalho?
Bem, logo depois disso o apresentador Átila Nunes me convidou para participar do programa dele fazendo esquetes, então eu passei a fazer rádio. Ah, a partir daí outras chances surgiram, também por acaso. Num desses dias, o autor de novelas Dias Gomes estava presente e ele gostou do meu trabalho, me chamou e falou que eu tinha muito valor. Disse ainda que havia gostado muito da minha voz e que eu só precisava adquirir um pouco mais de experiência. O Dias Gomes sugeriu que eu procurasse a escola de radioteatro da emissora Roquete Pinto para me aperfeiçoar… e eu fui!

Falando agora de dublagem, quais os personagens mais marcantes?
Em se tratando de seriado, a Velma do Scooby-Doo é a que se destaca. Agora, o trabalho que mais me marcou em dublagem foi ter sido convidada para fazer a voz da Julie Andrews no filme A Noviça Rebelde. Um motivo de muito orgulho. Eu até gosto de brincar sobre isso… eu digo que toda parte falada do filme era minha e que eu permiti que ela apenas cantasse (risos)… não me atrevi, deixei ela cantar.

E o radioteatro?
Eu estrelei uma novela de Dias Gomes, uma satisfação muito grande, que marcou muito a minha carreira. Também passei pela Rádio Tamoio e fiz muitos trabalhos na Rádio Tupi, para onde eu voltei agora e estou na Patrulha da Cidade.

Que dica você dá para os profissionais que estão começando?
Essa coisa vem de dentro, essa é a verdade. Quem quer seguir esse caminho deve levar a sério e ir fundo para alcançar os objetivos.

COMMENTS

  • Eliana Veiga

    Olá Nair,
    Meu nome é Eliana Veiga e sou filha da Maria de Lourdes irmã da Alba Regina, que você mencionou.
    Estava verificando na INTERNET se havia algum comentário sobre a minha tia e me deparei com a sua entrevista.
    Fico feliz por minha mãe ter proporcionado uma coisa tão maravilhosa a uma pessoa.
    A carreira artística nunca foi fácil e hoje está mais difícil ainda e tenho como exemplo alguns amigos meus que já fizeram algumas participações, mas ainda não conseguiram participar de uma obra completa.
    Você estava no lugar certo e na hora certa. Que bom que minha mãe levantou seu braço.

    Bjs,

    Eliana Veiga

Leave a Comment