Bons tempos de mudanças

home

Todos sabem que a Turquia sofreu uma tentativa de golpe militar na noite do dia 15 de julho. Uma ala do Exército do país afirmava ter tomado o controle do governo e poucas horas depois o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, convocava o povo a se manifestar. As redes sociais tiveram papel importante no desenrolar dos acontecimentos.

O que sobra de conclusão neste histórico acontecimento na Turquia é a rapidez na informação e principalmente a democracia dos novos meios de comunicação. Na Internet todos somos iguais. A comunicação feita antes dependia basicamente do conteúdo a ser apresentado. Se fosse bom para o canal podia ser transmitido e caso não fosse era óbvio que não teríamos acesso a informação. Como certamente não tivemos ou foi deturpado pelos canais de rádio e TV.

A CNN turca foi invadida e teve que sair do ar. A emissora, então, continuou transmitindo os eventos pelo Facebook Live. Com grande audiência.

Com as linhas telefônicas e energia cortadas, o presidente Erdogan deu uma entrevista à CNN turca remotamente, usando o FaceTime.

Quando tudo voltou ao “normal” na Turquia, o presidente pediu para que a população continue nas ruas defendendo a democracia. Foi pela TV ou rádio? Não. Pelo twitter. Quem pode parar está nova comunicação?
Alunos e amigos da ER (Escola de Rádio). Temos que estar preparados para essa nova comunicação. Pensando em nosso receptor que pode estar em qualquer lugar com um smartphone na mão conferindo e participando das informações.

Bons tempos de mudanças.

Ruy Jobim
Radialista e diretor da ER – www.escoladeradio.com.br
Julho/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *